Na última semana de setembro, o Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) realizou uma série de encontros presenciais com proprietários rurais da Região Hidrográfica II, com o objetivo de esclarecer detalhes sobre o apoio financeiro previsto no Projeto Executivo, fase em que se encontra o programa.Em Rio Claro, no Centro de Convenções, o encontro ocorreu na terça-feira, dia 23/09. Na quinta-feira, 25/09, Miguel Pereira recebeu a visita da equipe na Fazenda Santa Cecília. Por fim, na sexta-feira, 26/09, o município de Mendes recebeu esse encontro no espaço do antigo CEMUSA, atual centro cultural da cidade.
Durante os encontros, a equipe técnica do PAF apresentou o passo a passo para que os participantes tenham acesso ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desde a abertura das contas bancárias até o recebimento dos recursos. Também foram explicados os critérios de utilização e as possibilidades de investimento, de forma a garantir transparência e segurança a todos os envolvidos.
Além das explicações técnicas, os encontros tiveram bom engajamento do público, que participou ativamente com perguntas, relatos e sugestões. Esses momentos reforçam o objetivo do PAF, que vai além do apoio técnico e financeiro, e visa construir diálogos e relações de confiança com os proprietários rurais da área de atuação do programa, valorizando o meio rural.
O Programa Produtores de Água e Floresta é uma iniciativa do Comitê Guandu, realizada pela AGEVAP, com recursos da cobrança pelo uso da água na Região Hidrográfica II.
Fonte: agevap.org.br
AGEVAP